MODA E LITERATURA - 2010

Moda e Literatura 2011 : Tema: A Literatura Paulistana
Moda e Literatura 2010: tema: “Cidades Latino-americanas” Enfocará a produção de escritores latino-americanos que, em suas obras, privilegiaram a realidade urbana. Projeto teórico-prático executado pelos alunos do terceiro semestre da graduação de moda da UNIFMU.
Programação: Desfile performático no dia 22 de outubro de 2010, 12 horas, na Avenida Paulista. Saída: Rua Minas Gerais, destino Livraria Cultura - Conjunto Nacional.

informações: zizizaza@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O sol se põe em São Paulo - CARVALHO, Bernardo (Turma A - Manhã)



O enredo de O Sol se Põe em São Paulo conta a história de um narrador sem nome, desempregado e divorciado, que costuma freqüentar um restaurante japonês no bairro da Liberdade, em São Paulo. Certa noite, é abordado pela idosa proprietária do lugar, uma japonesa que revela que gostaria de contar a ele uma história para que seja registrada em português.
Setsuko, seu nome, fala de seu passado no Japão recém-saído da Segunda Guerra Mundial. Impedida de se casar porque uma irmã mais velha ainda não conseguiu um pretendente, sai de casa para estudar e é deserdada pela família. Em uma oficina de confecção de bonecas, conhece Michiyo, filha de família tradicional, noiva de um herdeiro promissor, Jokichi, e amante de um irresponsável ator de kyogen (o teatro cômico japonês), Masukichi. Setsuko torna-se espectadora privilegiada da doentia relação entre os três, que envolve ciúmes, adultério, homossexualismo, culpa, luta por controle e erotismo. O drama sexual, como se saberá ao longo do livro, encobre tragédias maiores, em uma sucessão abissal de nomes falsos e identidades trocadas.
Há diversas subtramas recheando e complementando o enredo. Como o pai de Jokichi, um industrial milionário que manda para a guerra um funcionário, para morrer em nome de seu filho. E ainda a participação efêmera de Junichiro Tanizaki, um dos escritores mais importantes da história do Japão, que escreve um romance que seria inspirado no triângulo amoroso da história e que resulta interrompido. No final, as certezas que tínhamos mostram-se frágeis: fatos supostamente ocorridos na verdade não passam de ficção. A verdade dos fatos vem à tona através de um recurso artificioso – uma carta, na qual a remetente toma o cuidado excessivo de deixar tudo bem explicado. Mais importante do que a história em si, porém, é o esforço do narrador para desenredá-la. Descendente de japoneses que perdeu o contato com a cultura de seus antepassados (nem mesmo sabe falar japonês), o narrador descobre um sentido para sua vida de publicitário desempregado na história duvidosa que ouve de uma velha imigrante japonesa.


O Sol se Põe em São Paulo foi publicado pela Companhia das Letras no ano de 2007.
Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, em 1960. É escritor e jornalista. Assina uma coluna quinzenal no caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo, Publicou o livro de contos Aberração e os romances Onze, Os bêbados e os sonâmbulos, Teatro, As iniciais, Medo de Sade, Nove noites e Mongólia, todos pela Companhia das Letras. Escreveu para o Teatro da Vertigem a peça BR-3, encenada às margens do rio Tietê, em 2006. Seus livros foram traduzidos para mais de dez idiomas.


Por Maria Lima



O sol se põe em São Paulo
Autor: CARVALHO, Bernardo
GRUPO: Gabriela Oliveira, Maria Lima, Mariana Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário