MODA E LITERATURA - 2010

Moda e Literatura 2011 : Tema: A Literatura Paulistana
Moda e Literatura 2010: tema: “Cidades Latino-americanas” Enfocará a produção de escritores latino-americanos que, em suas obras, privilegiaram a realidade urbana. Projeto teórico-prático executado pelos alunos do terceiro semestre da graduação de moda da UNIFMU.
Programação: Desfile performático no dia 22 de outubro de 2010, 12 horas, na Avenida Paulista. Saída: Rua Minas Gerais, destino Livraria Cultura - Conjunto Nacional.

informações: zizizaza@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de março de 2010

Mãos de Cavalo de Daniel Galera : turma B manhã


É claro que eu não estava lendo, é obvio que isso é a parede de um banheiro e a câmera estava em cima de um pote de vidro cheio de sabonete. Não, eu não tenho tripé e não, eu não tenho câmera de 12.0 megapixels. E é claro que não estava na metade do livro. Já o li inteirinho e leria quantas vezes me desse vontade: muitas.

Troquei alguns e-mails com a Jô alegando que meu look seria masculino e que já consegui modelo, já estava tudo providenciado quanto à isso. Foi então que ela me respondeu:
Jô Souza
28 fev (2 dias atrás)



"Gabi
entendo, mas como vc trabalho o masculino...
e o seu autor é masculino e cavalo é masculino
seu look será com certeza feminino - "

Também havia pensado nessa possibilidade... pensei em todas. e, pra ser sincera, gostei do look ser feminino.
O livro dá muito mesmo a entender o look é masculino. É tudo muito masculino, tudo muito homem. Você lê e sua cabeça fica rodeada de barbas, coisas pesadas, intensas e com impacto em cada detalhe que ele descreve. O suor, o asfalto "o" isso "o" aquilo. Cada preposição. E ele nem dá atenção para a mulher ao descrever. Acho que isso é que realmente peça um look feminino.
E esse livro do Daniel Galera caiu como uma luva, devorei o livro em poucos dias e me identifiquei muito com o personagem. Eu me vi dentro do livro.
Cada frase que o autor diz, parece até que fui eu quem escreveu. Confesso que, no começo antes do sorteio de cada livro, queria fazer sobre o livro "malagueta, perus e bacanaço".
Sempre gostei de ler, agora estou pegando um gosto maior. Um gosto maior no sentido de reler trechos, ler, reler, ler e reler capítulos. Como LER um filme que vc não reparou na moça que atravessava a rua. Cinema são lapsos, imagens que acontecem e ficam na sua mente. é gostoso de asisstir. É 'real'. Leitura é muito melhor, O CENÁRIO É SEU, NINGUEM MEXE NELE.
Quero ler Dentes Guardados do mesmo autor de Mãos de Cavalo (Daniel Galera) . Mas antes vou ler alguns livros de cada look do Moda e Literatura.
Vamos um 'bem-bolado' pra um emprestar um livro para o outro e, assim, compreender cada look.
E acho que Moda e Literatura é mais que um look e seu livro. É também compreender o que o outro aluno tentou passar com seu projeto. É participar, é união entre todos ali. Eu leio, vc lê, todos lêem.
Imagino que seja um projeto para todos entenderem e não somente quem leu o livro.
É tão gostoso ver um projeto realizado sabendo que você conhece a alma dele. A alma dele, no caso, saber a história de cada livro. Saber o pq foi escolhida aquela cor, ou pq ele é feminino ou não.
Quem não leu Mãos de Cavalo tem a mesma impressão que a minha: UM
LOOK MASCULINO. Quando você lê, tudo muda. Algo é criado até mesmo por quem não participou da execução. Uma atmosfera é montada e é por isso mesmo que eu sou a favor de editoriais fora de estúdio.

Depoimento de Daniel Galera para o Projeto MODA E LITERATURA

"Oi Jô,

Que bacana, fico muito contente de saber que as alunas gostaram do livro
dessa forma. Interessante também a ideia de confeccionar uma roupa
feminina a partir da impressão masculina que ela tirou do romance (e
é, sim, uma história excessivamente masculina, sem dúvida). As
mulheres da história são coadjuvantes, e seria legal ver como elas
poderiam ser trazidas à tona e ao primeiro plano com esse trabalho.
Obrigado por compartilhar. Um abraço, Daniel"

Um comentário:

Carlos S. disse...

Chique, desejo sucesso ao projeto.
(:

Postar um comentário