MODA E LITERATURA - 2010

Moda e Literatura 2011 : Tema: A Literatura Paulistana
Moda e Literatura 2010: tema: “Cidades Latino-americanas” Enfocará a produção de escritores latino-americanos que, em suas obras, privilegiaram a realidade urbana. Projeto teórico-prático executado pelos alunos do terceiro semestre da graduação de moda da UNIFMU.
Programação: Desfile performático no dia 22 de outubro de 2010, 12 horas, na Avenida Paulista. Saída: Rua Minas Gerais, destino Livraria Cultura - Conjunto Nacional.

informações: zizizaza@gmail.com

Pesquisar este blog

sábado, 6 de março de 2010

Modelo de resenha sobre as obras - Lara Bussi

Todos os alunos participantes do projeto Moda e Literatura 2010 escreveram resenhas sobre as obras indicadas para a realização de seus trabalhos e, entre os bons textos apresentados, o que mais se destacou pela qualidade foi a resenha da aluna Lara Bussi, sobre o romance "Aura", de Carlos Fuentes. A seguir, uma transcrição editada do trabalho de Lara:

O livro nos conta como um jovem historiador, atraído por um bom salário, chaga a uma casa antiga no velho entro da cidade. A Felipe Montero foi dada a tarefa de organizar e reescrever as memórias de um coronel francês que lutou no México. Consuleo, a viúva do coronel, quer que o trabalho seja publicado antes de sua própria morte. Aura, sua sobrinha, também mora nessa casa. Felipe fica impressionado com a beleza da sobrinha e resolve ficar na casa em troca do emprego. à medida que o tempo passa, Felipe vai se apaixonando por Aura e, na casa onde vivem, cada dia acontecem coisas mais estranhas. Este é o início de uma grande e fascinante história de amor e fantasmas, onde o sobrenatural ocupa todo o espaço. Intoxicado pela atmosfera sem ar da casa, Felipe começa a sonhar com Aura e em fugir com ela. Entre a realidade e a fantasia, Felipe vive um romance com Aura e está convencido de querer leva-la de lá. A velha parece dominar a sobrinha e, aliás, ambas agem da mesma forma. Felipe perde o sentido de realidade, entre os sonhos e a vida diurna.

Enquanto lê os escritos do General, ele faz algumas descobertas com relação à infertilidade de Consuelo, sua fantasia de ter um filho e sua obsessão com a juventude e se dá conta de que Aura é, na verdade, uma projeção da viúva de 109 anos.

Uma noite, enquanto ele a abraça, Aura se transforma na velha. Felipe assume o papel do general e nasce "Aura", que simboliza a juventude e a ilusão da vida.

O Autor de "Aura", Carlos Fuentes, nasceu no Panamá em 1928 e é ganhador do importante Prêmio Cervantes de 1987. O ramance "Aura" foi publicado em 1962 e sempre foi objeto de constante interesse acadêmico e polêmica, principalmente no México.

No romance, é possível notar uma aplicação extremamente bem coordenada para figuras de linguagem, de modo a compor um ritmo e a emprestar grande parte do prazer resultante da leitura. Como exemplos, há o paradoxo ("... rosto quase infantil de tão velho..."; p.16), a metáfora ("... olhos de mar..."; p.20) e a prosopopeia ("... olhar claro, amarelo..."; p.40).

A leitura de "Aura" e sua consequente avaliação como produto cultural fazem parte do projeto "Moda e Literatura 2010", que tem como tema "Cidades Latino-Americanas" e enfocará a produção de escritores latino-americanos que, em suas obras, privilegiaram a realidade urbana. Além disso, visa ao incremento de repertório dos alunos, condição necessária para a capacidade criadora do aluno e profissional de moda.

O contato com a obra permite a identificação de trechos associados à moda, tanto no âmbito direto, analisando as vestimentas das personagens, como indiretamente, por meio de descrições de personalidade e ambientações que poderiam se tornanr cenários de um editorial, por exemplo. Sendo assim, trata-se de uma grande fonte de ideias e inspirações, pois o autor descreve minuciosamente aquilo a que está se referindo, levando o leitor, até as últimas palavras, a acompanhar suas ideias e pensamentos.

Nosso grupo pretende desenvolver um "look" baseado na categorias categorias conceituais do velho e do novo, uma vez que Consuelo e Aura são uma só pessoa com duas dimensões: a que mostra a velhice, experiências e até limitações físicas adquiridas com o tempo; e a que mostra a jovialidade, beleza e vontade da moça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário