MODA E LITERATURA - 2010

Moda e Literatura 2011 : Tema: A Literatura Paulistana
Moda e Literatura 2010: tema: “Cidades Latino-americanas” Enfocará a produção de escritores latino-americanos que, em suas obras, privilegiaram a realidade urbana. Projeto teórico-prático executado pelos alunos do terceiro semestre da graduação de moda da UNIFMU.
Programação: Desfile performático no dia 22 de outubro de 2010, 12 horas, na Avenida Paulista. Saída: Rua Minas Gerais, destino Livraria Cultura - Conjunto Nacional.

informações: zizizaza@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 11 de abril de 2010

Resenhas e Imagéticas - Turma B - Noite

A Inveção de Morel - Adolf Bioy Casares

INVENÇÃO DE MOREL, A. Coleção: Prosa do Observatório. Autor: BIOY CASARES, ADOLFO. Editora: COSAC NAIF. Assunto: LITERATURA ESTRANGEIERA. Data de Edição: 2006. Gênero Literário: ROMANCE;


A Invenção de Morel foi publicada originalmente na Argentina em 1940, e pode ser encaixada em vários estilos literários como: fantástico, político, ficção-cientifica, policial e romance. Jorge Luiz Borges o classificou como: “Tecnicamente perfeito”.


A obra é narrada em primeira pessoa, por um fugitivo da justiça (que foi condenado a prisão perpetua) que por sugestão de um comerciante italiano para refugia-se em uma ilha deserta da América Latina. Segundo este mesmo comerciante, a ilha era evitada por todos: É o foco de uma moléstia, ainda misteriosa, que mata de fora para dentro. Caem às unhas, o cabelo, morrem as córneas dos olhos, e o corpo vive oito, quinze dias.


Mas como o futuro não prometia ser dos melhores, o fugitivo resolve ir para lá.


Nos primeiro tempos, o fugitivo vive na mais absoluta solidão nesta ilha, tendo que lutar por sua sobrevivência e para se manter lúcido começa a escrever um diário e relata fatos estranhos que acontecem nesta ilha aparentemente deserta.


Os surgimentos de pessoas na ilha são inexplicáveis e ele tenta investigar como elas foram parar ali. Durante suas buscas, os sentimentos que predominam são: o medo de ser descoberto e preso, e uma platônica paixão por uma estranha mulher que se chama Faustine que observa o pôr-do-sol todas às tardes.


Essas pessoas (incluído Faustine) não podem ver ou ouvi-lo, tornando sua angústia ainda maior.


Um dos recém-descobertos, um rapaz chamado Morel, construiu uma máquina, uma espécie de gravador multimídia capaz de extrair e armazenar todos os elementos sensíveis da realidade humana e reproduzir essas imagens eternamente.


Porém, durante o processo, algo dá errado levando as pessoas à famosa morte que mata de fora para dentro.


Esclarecido o enigma, o narrador se vê diante de um dilema: fazer parte desde mundo “imortal” usando a invenção de Morel e poder ficar perto de Faustine e logo mais morrer ou continuar vivo e admirando Faustine sempre a distância até a sua morte.


A escolha é a primeira alternativa, depois de estudar e analisar cada movimento do vídeo, o narrador liga a máquina e grava suas encenações previamente ensaiadas.


O ponto de vista do narrador é o de um protagonista até quase o final do livro condenado à observação. Ao contrário dos heróis das epopéias clássicas, que, no início da história, partem para viver uma série de aventuras, ele parte ao encontro da própria morte.


Aproveitando o surgimento do rádio, cinema e televisão (onde conseguimos a reprodução de sons e imagens idênticas a realidade) podemos dizer que está obra é uma sátira a condição humana. A invenção de uma máquina onde captura todas as imagens e sons gravados reproduzindo-s eternamente fazendo com que sejam imortais mesmo que custe a própria vida, simplesmente para satisfazer o próprio ego. Mais uma vez o homem se comparando e querendo se igualar a Deus.


AUTOR:


Adolf Bioy Casares nasceu em Buenos Aires no dia 15 de setembro de 1914 e faleceu no dia 8 de março de 1999 também em Buenos Aires.


Casares foi um escritor argentino, onde cativou o seu publico com as suas narrativas criando um mundo de ambientes fantásticos e marcados por um realismo de grande verossimilhança.


Sua obra mais conhecida é “La invención de Morel” (A invenção de Morel).


ASPECTOS QUE ENVOLVEM O PROJETO E PROPOSTAS:


Os aspectos que iremos trabalhar neste projeto (com base no livro) são as elaborações de pesquisas de texturas, formas, estampas e acabamentos, tudo isso para aplicarmos no vestuários produzidos por nós, no intuito de conduzir que a moda e literatura estão em vias paralelas indo para a mesma direção e no fim há uma junção entre elas tornando-as uma única via.


No entanto este projeto Moda e Literatura é uma ótima oportunidade para conduzir o aluno a buscar através da literatura uma forma de inspiração e capacitação em criar, desenvolver e aprimorar os conhecimentos adquiridos através da leitura.










Priscila Vieira, Agda da Silva, Leticia Dias e Tatiana Malfatti







A vida breve – Juan Carlos Onetti


No livro “A vida breve”, de Juan Carlos Onetti, publicado no ano de 2004, pela editora Planeta Brasil, traduzido por Josely Vianna Baptista.


O autor apresenta um romance uruguaio onde o personagem principal da asa a sua imaginação, depois de se deparar com problemas e dificuldades na sua vida, criando assim, personagens fictícios relatando histórias de várias vidas perdidas sem sentido e na solidão.


A obra é dividida em duas partes, contendo na primeira, vinte e quatro capítulos, e na segunda, dezessete capítulos. A narração é feita pelo personagem principal sendo esta, bastante complexa.


Em “A vida breve”, a mulher de Juan Maria Brausen, o narrador, sofre uma cirurgia de retirada de um dos seios, e acaba abandonando seu marido, ele é demitido da agência de publicidade em que trabalha. Ao se deparar com essas dificuldades Brausen passa a escutar através da parede de seu apartamento, as conversas e encontros da prostituta Queca, na qual acaba se envolvendo com ela, transformando-se para essa finalidade, no cafetão Juan Maria Arce. Este relacionamento violento cresce quando Brausen-Arce acaba abandonado pela esposa e se envolvendo também com a cunhada Raquel.


Paralelamente na narrativa “real”, podemos dizer, Brausen escreve um roteiro de cinema, cujo personagem principal o médico Diaz Grey, vende receitas de ampolas de morfina para a bela e sedutora Elena Sala, roteiro esse vivido na cidade fictícia de Santa Maria, onde não há espaço para sonhos, apenas o fracasso das aventuras humanas vividas pelos personagens Brausen, Acer e Diaz Grey.


Realidade e ficção se confundem na obra de Onetti, é uma fuga da realidade das várias mudanças de personalidade do personagem Brausen.


Percebemos que a maior característica da obra, seria de que os fatos ocorrem em um plano real ou imaginário, isto é, dentro da vida do protagonista ou das suas fantasias, como se o tempo se transformasse em um eterno presente, e ao criar personagens vivesse cada um para fugir da negação e fracassos de sua vida.


O crítico uruguaio Emer Rodríguez Monegal, o maior biógrafo do argentino Jorge Luis Borges, chegou a comparar o personagem Brausem com a personagem Madame Bovary de Flaubet. Os dois personagens buscam a fantasia para escapar de um cotidiano monótono. Madame Bovary, é uma sonhadora dona de casa que trai o marido, em busca da própria felicidade o mesmo que aconteceu com Brausen em “A vida breve”.


O livro “A vida breve”, é uma ótima leitura para estudantes e profissionais de moda, pois a narrativa nos da asa a imaginação que muitas vezes estão estagnadas pela falta de leitura de obras como essa ,que contém uma narração complexa, onde podemos absorver e criar, formas, sensações, emoções e texturas para a realização de trabalhos e inspirações que podem ter resultados bastante interessantes.


Juan Carlos Onetti nasceu em 1909, em Montevidéu, Uruguai. Jornalista e romancista, é considerado o maior escritor do século XX e um dos maiores escritores de língua espanhola de todos os tempos. No Brasil suas obras mais conhecidas são “Junta cadáveres” ( 1964) e “ Tão triste como ela” ( 1936), outros livros importantes de sua obra:”Tierra de Nadie” ( 1942),”Una tumpa sin nombre” ( 1959), “Cuando, entonces” (1990).


Juan Carlos Onetti faleceu em 30 de maio de 1994, em Madri, onde viveu exilado a partir de 1975.





Andrezza Melo Cavalcante, Luana Aguiar dos Santos e Sofia Zuppo Costa







Putas Assasinas – Roberto Bolaño (2001)





Putas Assassinas / Roberto Bolaño; tradução Eduardo Brandão. – São Paulo: Companhia das Letras, 2008.




Livro que envolve o sofrimento e a sobrevivência em um exílio.


Composto por contos independentes, Putas assassinas é narrado na terceira pessoa e expõe de uma maneira cativante que, podemos dizer, faz com os leitores se interessem pela situação ali presente, conectando-o com o verdadeiro sofrimento de um exílio. De maneira explícita, o livro mostra o choque de cultura – do exilado e do país acolhedor -, fazendo com que o deportado tenha sua liberdade de opinião. O último capítulo será o único narrado na primeira pessoa, enfatizando a ligação do exilado com sua cultura raiz, no caso, Bolaño admirando um poeta chileno. Fortalece assim seu gênero literário como policial, abrangendo assuntos de política e de drogas, tendo geralmente como personagens escritores ou até mesmo si próprio.


A maioria dos contos foca, principalmente, a precariedade econômica e afetiva dos exilados após o golpe, mas também pessoas incomuns, anômalas. São histórias que envolvem o relacionamento sexual como uma maneira de sobrevivência ou suprir a carência, devido à solidão. Não conseguimos saber se são sonhos, momentos vividos em viagens ou lembranças juvenis, sendo assim mergulhados no mundo de escárnio do autor. Um diálogo de uma prostituta com um rapaz, dizendo que o mesmo nunca a ouviu. Um famoso estilista que é necrófilo, sendo que o espírito do morto está acompanhando todo o ato. Um professor contratado para lecionar em uma universidade, mas que se envolve amigavelmente com a diretora, porém com muitos momentos fantasiosos. Rapaz que vai a Bruxelas atrás das memórias do seu ídolo - um poeta -, transa com uma concubina, nesse meio tempo revê uma amiga e descobre que tem uma paixão pela mesma. Menino que relembra, através dos filmes vistos, os tempos em que sua mãe era uma atriz pornográfica. Um homossexual que viaja a trabalho para a Índia, presencia um ritual religioso em que se castram crianças. Um ledor de poesias que está à deriva na África, apreciando um livro de poetas da língua francesa. O último conto, que envolve o próprio autor, Roberto Bolaño, e sua admiração pelo literato chileno Enrique Lihn.


Podemos dizer que as principais características e os principais temas citados acima representam bem o conteúdo e a forma desse livro, o que valoriza seu autor como um grande escritor, que acentua a realidade e que, ao mesmo tempo, mescla-a com a ficção. Enfim, seu texto tem características novas e imberbes, que expressam a realidade política chilena de maneira explícita.


Um livro com de boa qualidade tanto na expressão de sentimentos, quanto na forma de escrita, valorizando assim a riqueza da nossa língua. Para seu entendimento necessita de conhecimento, cultura para que se possa interpretar de maneira correta cada elemento do texto. Mostra de maneira clara a dificuldade de adaptação de uma pessoa a outra cultura e a necessidade de sobrevivência.


Roberto Bolaño é considerado um dos maiores escritores latino-americanos. Com seu livro Os Detetives Selvagens (1998), ganhou o Prêmio Rómulo Gallegos, promovendo de maneira honrosa a produção literária da língua castelhana. Com um pensamento marxista, comunista, junto a seu exílio na Europa – golpe de 1973 sob o comando de Augusto Pinochet.








[1]Roberto Bolaño Ávalos, nascido no Chile em 1953, cresceu no México, voltando a sua terra no começo dos anos 70, empolgado pelo país estar sob o governo do presidente socialista Salvador Allende. Derrubado o regime em 1973, após ser preso, o escritor foge e se estabelece na Espanha, falecendo em Barcelona em 2003.














Gabriela, Laís, Marcela e Thadeu














Lispector, Clarice, 1925-1977













Perto do Coração Selvagem, Romance – Clarice Lispector – Rio de Janeiro: Rocco, 1998.









O livro conta a história de Joana, uma pessoa fria que logo cedo perdeu seus pais, teve um primeiro amor que não deu certo, um casamento que também não deu certo, teve um amante que a abandonou e a deixou sozinha pelo seu jeito de ser e de não se ligar a ninguém.


A obra é dividida em duas partes, na primeira é contada a história de Joana da infância até ela conhecer Otavio. A segunda parte começa no casamento dela com Otavio até a viagem que ela faz sozinha no final do livro.


O foco narrativo é Joana, desde seus pensamentos, às lembranças, e descrição do que há em sua volta. São 202 páginas contando sobre sua vida.


A história de Joana começa sendo contada na infância dela, sobre como ela descreve tudo o que há a sua volta, e como se entedia rápido, ela perde sua mãe logo após seu nascimento, e pouco tempo depois perde também seu pai.


Após a morte de seu pai ela vai morar com seus tios, uma convivência tensa, por causa do gênio de Joana. Após um roubo quando foi à livraria com sua tia, ela é chamada de víbora e mandada ao internato.


Ela também conhece um professor, por quem sente alguma coisa, mas quando vê a esposa dele percebe que não acontecera nada entre os dois.


Já adulta conhece Otavio com quem se casa, mas algum tempo depois se separam por que Otavio a traia com sua ex-noiva que estava grávida dele, mesmo depois de saber da traição Joana continua com ele, mas também começa a trair Otavio com um cara desconhecido.


Em uma discussão com Otavio acaba contando que sabia sobre a gravidez, ele a deixa.


Ela acaba sozinha por que seu amante, também vai embora, então ela decide fazer uma viagem sozinha, onde começa a se questionar sobre tudo que aconteceu em sua vida, e como tinha vivido até ali.


A obra é interessante pelo jeito que é contada, detalhando todas as sensações, pensamentos e lembranças de Joana. Ela parece uma pessoa fria e má em alguns trechos, em que outra pessoa agiria de outra forma. Em todo o livro há partes em que ele mostra algumas crises de existência de Joana.


Joana é uma personagem de personalidade forte, mais ao mesmo tempo uma pessoa cheia de duvidas.


Ela é uma pessoa que é centrada em si mesma, mesmo não se valorizando tanto, e mostra como o universo dela tem tantas coisas mas nada é importante para ela, fazendo com que ela pareça para o leitor uma pessoa egoísta.


Esse livro foi considerado pelos críticos como inovador, por não se encaixar em nenhum dos temas de sua época. Parecendo também inovador por ser diferente, mostrando o que alguns livros não mostram, como o questionamento da morte, os sentimentos de se foi ou não feliz, foi considerado introspectivo por revelar pensamentos da personagem , rompendo assim com as características literárias da época.


Considerado como um trabalho complexo sendo assim o ponto alto da segunda fase do modernismo.


A obra foi lida pelos alunos para o desenvolvimento do projeto “Moda e Literatura” da professora Jô Souza, no qual confeccionaremos uma roupa baseada na história do livro, com os sentimentos e sensações que esse nos passou.


Os sentimentos das obras da Clarice Lispector vão ser usados de forma a nos ajudar no desenvolvimento da roupa.


A autora Clarice Lispector é uma escritora que foi considerada inovadora em sua geração. Esse livro foi o primeiro de Clarice Lispector lançado em 1944, e ganhou o premio Graça Aranha.


Em suas obras são encontrados os cotidianos de uma vida normal, o tema mas encontrado em suas obras são o bem, o mal, a culpa e o pecado.



Giuliana Fogaza,










Thaiane Ortiz Bueno,






Thalita Ortiz Bueno e






Thais Alves




































































O Beijo da Mulher Aranha – Manuel Puig


O Beijo da Mulher Aranha é o livro mais famoso de Manuel Puig, considerado um clássico da literatura argentina, e um nome essencial da literatura moderna da América-Latina.Esse, como seus outros livros, tratam de situações reais, sempre mesclando situações cotidianas, discussões sobre temas não muito falados na época, e principalmente a maior paixão do autor: o cinema.


O livro narra a convivência de dois presos: Molina, homossexual condenado por corrupção de menores, e Valentin, um preso político. Sutilmente o autor narra os dramas e tensões de uma época ‘negra’ da Argentina, a ditadura.A narrativa é bem incomum: não há discurso direto, apenas diálogos entre os dois, em parágrafos, sem que os nomes sejam introduzidos.Mesmo assim, na maior parte da história, é possível distinguir a fala de cada um, pois os dois têm maneiras muito diferentes de falar, usam gírias diferenciadas e principalmente, graças à personalidade de cada um, que se faz bem marcada em cada frase.Porém, vez ou outra nos pegamos confusos nos diálogos, pois cada vez que adentramos mais a fundo no livro, mais as personalidades dos dois vão se mesclando.Ou seja, os dois começam a discutir por entre os filmes questões sobre comportamento e psicologia,mudando suas opiniões iniciais sobre os temas.


O texto é ágil, e cheio de flashbacks;O autor praticamente se transforma no personagem de Molina, ao contar e descrever nos mínimos detalhes cenários de filmes, trajes e penteados, e até mesmo expressões faciais dos atores.Outro detalhe curioso é que, dependendo do filme contado por ele, percebemos em qual estado de espírito ele se encontra:Quando está feliz, ou tranqüilo, conta filmes com finais felizes, de romances;Quando está angustiado, conta filmes sobre guerras, traições e dúvidas.Há momentos em que não sabemos se o que está sendo falado é verdade ou ficção, pois ele se misturam com as histórias da vida dos dois.


Mais do que isso, o livro trata de temas como homossexualidade e bissexualidade, amor, desejos, dúvidas e medos do ser humano;A dominação e a submissão, a masculinidade e a feminilidade.


O Beijo da Mulher Aranha ganhou uma adaptação ao teatro em 1981, em cartaz no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, quando a oitava edição do livro comemorava 50 semanas na lista dos mais vendidos no Brasil.Em 1985, o diretor brasileiro Hector Babenco fez uma adaptação ao cinema, que levou os prêmios de melhor ator no Oscar e Melhor Interpretação Masculina em Cannes.


Esse livro será usado como base para construção de um look conceitual andrógino para o projeto Moda e Literatura,encabeçado pela profª Jô e com apoio de outros docentes do curso de moda, que busca integrar criação e produção de moda, com literatura;esse ano, o tema é cidades latino-americanas.Para nosso look, vamos usar os aspectos do livro que tratam de bissexualidade, desejos e dúvidas, e buscaremos nas falas dos personagens inspiração para texturas, baseando-nos na frieza do metal das celas, na solidão e na tensão da prisão.





























Manuel Puig nasceu em 28 dezembro de 1932, na Argentina.Desde pequeno era fascinado por cinema,e aos 9 anos aprende inglês para poder ver os filmes.Aos 13, mudou-se para a capital da Argentina, e a pedido dos pais matricula-se na Faculdade de filosofia.Dez anos depois, conseguiu uma bolsa no Centro Sperimentale de Cinema, e foi para Roma estudar.Trabalhou como estagiário e assistente em Paris e Londres, onde até escreveu alguns roteiros.Depois de participar como assistente de direção em 3 filmes, decepcionou-se e voltou à Argentina, quando, com quase 30 anos, foi para Nova York e começou a escrever A Traição de Rita Hayworth, que se tornou um clássico mais tarde.Essa obra foi publicada em 1968, e depois disso nasceu mais um sucesso, Boquinhas Pintadas.The Buenos Aires Affair, seu terceiro livro, foi proibido na Argentina, porém premiado como livro do ano pelo Instituto Italo-Latino-Americano de Cultura.Em 1981, depois de transformar o sucesso O Beijo da Mulher Aranha em peça teatral, fixou-se no Brasil, e morou no Rio de Janeiro, onde terminou seu sétimo livro.Em 1988 vai para o México e morre em 1990 em Cuernavaca.



Ana Carolina Dinardi, Taíze Mota e Vinicius Mota





Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios, MARÇAL AQUINO


Um livro que pelo título a maioria das pessoas ignoraria, mas que ao começar a ler se envolveriam tanto pela estória, que as duzentas e trinta e duas páginas pareceriam apenas cinco. Este romance ardente e trágico de Marçal Aquino foi lançado em 2005 pela Companhia das Letras e envolve todo tipo de personagem, do pastor metódico e correto ao matador de aluguel. Com as histórias da vida de um povo simples em uma cidade prestes a vivenciar novamente uma corrida do ouro, com certeza dá pra se identificar com algumas delas. Há também trechos de um livro do Professor Schianberg, o preferido do protagonista, um estudo sobre o que o amor é capaz de fazer com o ser humano.


Cauby é o personagem principal da trama, que vai para Serra Pelada fazer um trabalho sobre os garimpeiros e acaba se apaixonando por Lavínia. Vivem um romance ardente e conturbado, detalhado junto com as estórias de outros personagens, como seu Altino e seu amor platônico por uma colega de banco, como o Pastor Ernani, Lavínia e do próprio Cauby.


A divisão da obra não segue uma linearidade, fazendo com a estória seja um pouco confusa, merecendo um pouco mais de atenção à leitura. Começa com Cauby fazendo um resumo da obra e depois começa a contar detalhadamente a conversa que teve com o amigo assassinado. Não segue ordem cronológica, se baseia nos pensamentos de cada personagem, mesclando passado, presente e futuro. É separado em alguns capítulos, que na verdade são frases do que está por acontecer naquela parte, como por exemplo, “o amor é sexualmente transmissível” que fala do começo da paixão entre Cauby e Lavínia.


Cauby é um fotógrafo de 40 anos que, na loja de fotografias de Chang, um chinês agiota e pedófilo, conhece Lavínia. Conversaram e Cauby entregou-a um cartão com seu telefone para que pudesse fazer um retrato daquele rosto que o impressionara. Lavínia passou a ir com frequência a casa do fotógrafo. Conversavam, olhavam fotografias, bebiam uns tragos. De amigos passaram a ser amantes. Cauby sabia que ela era casada, mas pra ele pouco importava, já estava apaixonado. Somente Lavínia era capaz de fazê-lo feliz. Um dia sem ela parecia uma eternidade. Mas ela tinha duas personas dentro dela. Mudava entre a devassa, que deixava o fotógrafo ainda mais louco por ela e a santa, esta, intocável, sentia nojo e raiva da outra. Eram pessoas totalmente diferentes, até no cheiro. A devassa tinha cheiro de bicho.


Cauby sentia ciúme quando a via com seu marido, o Pastor Ernani. Ele que a tirara das ruas, da vida prostituída. Era um homem metódico e correto, um santo.


Um dia mataram o Pastor.Lavínia havia sumido e as suspeitas caíram em cima de Cauby, a cidade se revoltou. Queimaram sua casa e o perseguiram. Quando o pegaram, apedrejaram-no. Ficou sem um olho, manco.


Depois foi inocentado, acharam o criminoso. Aí passou a procurar por Lavínia. Encontrou-a no sanatório da cidade. Uma mulher sem lembranças. E após algumas visitas, conseguira a confiança de Cauby, que dizia que era seu namorado e ficaram juntos novamente.


É uma obra sensacional. É um texto muito rico em detalhes, com descrições perfeitas, que nos faz saber como é Serra Pelada e seu povo sem nunca termos ido pra lá. Não é à toa que com este livro, Marçal Aquino quebrou o preconceito que muitos tinham em relação às suas obras literárias, já que é mais conhecido e respeitado como roteirista. Não duvido que também tenham se apaixonado por Lavínia e que leram essa estória com a mesma obsessão de Cauby.


Um ótimo livro pra quem busca inspiração e para refletir sobre problemas sociais cotidianos como prostituição, abandono e pobreza. Recomendo a todos os participantes do projeto Moda e Literatura, por estimular muito a imaginação, importantíssimo para o processo criativo.


Marçal Aquino nasceu em Amparo, interior paulista, em 1958. Publicou, entre outros livros, “O amor e outros objetos pontiagudos” (1999), “Faroestes” (2001) e “Famílias terrivelmente felizes” (2003). Foi ainda jornalista e roteirista (“Os matadores”, “O invasor”, “Nina e crime delicado”, “Ação entre amigos”). Escreveu também novelas como “ O invasor” (2002) e “Cabeça a prêmio” (2003).























Alini Prescila Tsubouchi,


















Alyne Souza e Silva,


















Ana Carolina Yumi Okuda e


















Viviane Nunes Bertin
























Nenhum comentário:

Postar um comentário