MODA E LITERATURA - 2010

Moda e Literatura 2011 : Tema: A Literatura Paulistana
Moda e Literatura 2010: tema: “Cidades Latino-americanas” Enfocará a produção de escritores latino-americanos que, em suas obras, privilegiaram a realidade urbana. Projeto teórico-prático executado pelos alunos do terceiro semestre da graduação de moda da UNIFMU.
Programação: Desfile performático no dia 22 de outubro de 2010, 12 horas, na Avenida Paulista. Saída: Rua Minas Gerais, destino Livraria Cultura - Conjunto Nacional.

informações: zizizaza@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LEÃO-DE-CHÁCARA ANTÔNIO, JOÃO (TURMA A MANHÃ)






Leão-de-chácara é um livro inicialmente dividido em quatro contos: Leão-de-Chácara; Três Cunhadas -Natal 1960; Joãozinho da Babilônia, Paulinho Perna Torta. Histórias relatando embates ocorridos em camadas populares das cidade de São Paulo e Rio de Janeiro nas décadas de 60 e 70.
João Antônio descreve com muita ênfase a marginalização, os moleques de rua, traficantes, prostitutas e vai mostrando como as vidas dos personagens são levadas aos "trancos e barrancos" fazem ser natural o ritmo da malandragem e da bohemia.
Com uma linguagem dura o leitor entra em contato direto com a informalização das ruas, trafico de drogas, violência, bebidas falsas, tudo em torno de mulheres prostitutas, sendo vivenciado nos submundos dessas cidades de uma forma muito real mostrando suas grandezas e misérias.
O autor usa uma linguagem coloquial, com muitos palavrões e gírias, com frases longas, onde de uma gíria saem várias outras para enfatizar o sentindo a que está se referindo. Em geral ele dá uma vazão a um monologo interior dos personagens, abordando de forma bem profunda o vocabulário de cada grupo social citado ao decorrer dos contos.




O AUTOR

Nascido no subúrbio de São Paulo, João Antônio trabalhou em lugares que não pagavam bem, lançou seu primeiro livro de contos, Malagueta, Perus e Bacanaço, em 1963, que foi uma grande sucesso de público e crítica, onde ganhou vários prêmios. O sucesso literário conduziu-o ao jornalismo.

Em 1970 ele decide mudar radicalmente de vida, sai do emprego se desfas de tudo, carro, mulher, roupas boas e passa a ser visto sempre com roupas simples adotando um estilo próximo da marginalidade em que seus personagens vivem e se dedica integralmente a literatura.

Escreveu quinze livros, só aceitava convites de ir palestrar em escolas e universidades, nunca em cerimonias e se vincular a grupos de academias literárias.

Morava só e morreu só, seu corpo foi encontrado quinze dias após sua morte.


LEÃO-DE-CHÁCARA

Autor: ANTÔNIO, JOÃO

GRUPO: Aline Almeida, Evelyn Gomes, Fernanda Ana



Pesquisa de campo Rio de Janeiro













Fotos por Evelyn Gomes


Agradecimentos: Erica Perfeito, Julio Perfeito, João






Nenhum comentário:

Postar um comentário