MODA E LITERATURA - 2010

Moda e Literatura 2011 : Tema: A Literatura Paulistana
Moda e Literatura 2010: tema: “Cidades Latino-americanas” Enfocará a produção de escritores latino-americanos que, em suas obras, privilegiaram a realidade urbana. Projeto teórico-prático executado pelos alunos do terceiro semestre da graduação de moda da UNIFMU.
Programação: Desfile performático no dia 22 de outubro de 2010, 12 horas, na Avenida Paulista. Saída: Rua Minas Gerais, destino Livraria Cultura - Conjunto Nacional.

informações: zizizaza@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

MODA E LITERATURA - 2010

O projeto MODA E LITERATURA consiste na reunião do aprendizado adquirido pelo aluno ao longo do módulo e aplicado na prática, já que para o Banco Mundial, o desenvolvimento do Brasil depende de produzir conhecimento e convertê-lo em resultados práticos. Em reportagem publicada no dia 11 de setembro de 2008 pelo jornal O Estado de São Paulo, um estudo inédito do Bird aponta, entre os fatores de deficiência brasileira na área: "universidades distantes do setor produtivo e voltadas mais para o conhecimento teórico do que prático, bem como a tradição de importar e adaptar tecnologias em lugar de criá-las".

Essa constatação reforça a filosofia do Projeto MODA E LITERATURA que é dotar os alunos de ferramentas concretas para trabalhar na indústria da moda, uma das mais promissoras da atualidade. Especialmente nesse campo tão complexo e sofisticado que é o da criação, apresentação e difusão de produtos, junto aos públicos produtor e consumidor. O nosso ponto de partida é a certeza de que criar moda não significa imitar "tendências internacionais" e depende de uma busca da originalidade de estilo, dentro das condições atuais do mercado.

O projeto MODA E LITERATURA se origina no âmbito da disciplina Pesquisa, Criação e Estilo I com os alunos do terceiro semestre de moda da UNIFMU (2010.1). De início, evidencia-se a necessidade de colocar os alunos em interação com o mundo das letras, para estimular o hábito de leitura. Porque, afinal, não se constrói saber sem o contato com mundo dos livros/letras. A estratégia visa à motivação do aluno para a construção de um repertório simbólico necessário ao experimento de criação.

Esta proposta não pretende apresentar roupas de alta costura, nem figurinos para teatro. Nossa premissa é não utilizar materiais caros na confecção das roupas, principalmente porque a sofisticação do projeto se encontra na paixão despertada pelas descobertas de novos mundos: às vezes em presença dos elementos mágicos e universais de diferentes períodos históricos e nacionalidades. O universo das letras aproxima da busca da valorização das coisas simples, perdidas na imensidão do cotidiano, assim como fazem os escritores com as palavras.

Professores envolvidos no projeto: Décio Vicentim, Jô Souza, Mitsuko Shitara, Rodrigo Vilalba, Sandro Leite e Valéria Silva.

Um comentário:

Gabriela Cravo e Canela disse...

O Moda e Literatura cada ano fica mais maduro. Este ano será mais um ano de grandes realizações.

Postar um comentário