terça-feira, 19 de junho de 2012

Tipologia Merchandising Sylvia Demetresco


Há poucas publicações sobre Visual Merchandising, mas quem se interessa pelo  assunto provavelmente já ouviu falar sobre a revista suíça Inspiration, criada  em 1962, cujo objetivo até hoje é de mostrar que as vitrinas e sua temática  são importantes para o comércio, os negócios e a criação de encenações 
espetaculares.

Para comemorar os 50 anos da revista Inspiration, Demetresco e Regamey  organizaram mais de 800 fotos de vitrinas ao redor do mundo, publicadas nas  280 revistas da Inspiration e lançaram o livro Tipologia e Estética do Visual Merchandising (Estação das Letras e Cores Editora, 268 páginas). Trata-se de
um livro bilíngue, em português e francês, com muitas referências que contam a história do Visual Merchandising, as mudanças que aconteceram ao longo do  tempo e as encenações mais interessantes nesses anos todos.

Em Tipologia e Estética do Visual Merchandising, Sylvia e Rita analisam e  criam diversas categorias que são os componentes para compor uma vitrina,  como: o merchandising puro, as sequências, o estilo barroco, o uso de diferentes  materiais, as composições geométricas, a tipografia, os desenhos e HQ; a 
arte como inspiração; a flora e a fauna; os grandes temas como cidades e transportes; as múltiplas maneiras de utilizar a luz e néon; e os projetos que são verdadeiros eventos. Um delicioso exercício desta linguagem criativa que continua viva e de grande importância no mundo do comércio.

Sobre as autoras:
Sylvia  Demetresco – Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP, com pós-doutorado em Semiótica no Instituto Universitário da França, em Paris.  Foi diretora de Visual Merchandising na empresa ROLEX durante 30 anos, em São Paulo. Criou mais de 1500 vitrinas durante sua vida profissional. Co-editora da revista Inspiration. Professora na escola do Marketing do luxo no ISTEC, em Paris, na França. Com vários livros editados sobre o tema de vitrinas e o Guia Confidencial de Paris. 
Rita Regamey – CEO de Visual Merchandising em Vevey, na Suíça. do ISM – Instituto Suíço de Merchandising. Criou o conceito, método e pedagogia dessa área de formação no único curso da Europa. Recebeu o AWARD da United Display Organisation, em 2008, no EUROSHOP, em Düsseldorf. Desenvolveu parcerias com empresas como: Louis Vuitton, Hugo 


Rua Cardoso de Almeida, 788 - Perdizes – São Paulo - SP


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Livros para ler nas férias em 2012


A periferia Pop na Idade Mídia
Autora: Nizia Villaça

A estética pop, criada nos anos 50 por Andy Warhol, captura a comunicação contemporânea de nossa Idade Mídia, caracterizada pela rede de conexões, anseio de visibilidade em oposição ao fechamento do poder religioso medieval. É o império do brilho, da performance e dos remixes.
O ensaio une a teoria à pesquisa de campo, a visão de longe à proxemia na construção do seu objeto. A “popficação” da periferia por este discurso é um episódio típico que buscamos analisar, enfocando a linguagem das políticas culturais e, paralelamente, as estratégias midiáticas na representação comunitária. As normatividades que cercavam as noções de centro e periferia sofrem reconfigurações e, em lugares de fronteira, negociações e confrontos se desenham, bem como um novo protagonismo social.


Typologie et esthétique du Visual Merchandising

Conservar a memória da arte na vitrina, colecionar objetos cotidianos, não esquecer as tradições, dar visibilidade ao testemunho histórico, descobrir a engenhosidade do trabalho, pesquisar as matérias e as texturas, profundar-se um pouco mais sobre um saber-fazer... estar constantemente em busca de novas pesquisas e investigações no universo das vitrinas é o que nos fez folhear todas as edições da importante revista Inspiration.
O resultado desse trabalho pode ser constatado na sistematização de possíveis tipologias das vitrinas que ganham estampa neste livro. Nas leituras e releituras de todo o conteúdo encontrado nas revistas, as classificações se pautaram na emergência do ordinário, que, aos poucos, foi dando lugar e assumindo o espaço de um universo paralelo, o extraordinário, que também é criado pelas, nas e com as vitrinas.

Nossas diferentes e diversas vivências em vários países, assim como nossas bagagens acadêmicas e profissionais direcionadas ao saber-fazer e ao saber analisar as vitrinas e seus entornos, possibilitaram-nos escrever este livro a quatro mãos.

A criação deste livro está focada nas primeiras linhas do título “Tipologia e estética do Visual Merchandising.

Criamos tipologias de classificação e selecionamos 879 imagens que constroem os sentidos específicos em cada uma das construções e encanações elencadas.
Trata-se de um grande estudo, repleto de referências criativas que contam a história do Visual Merchandising e também permitem observar várias questões visuais e matérias que as estruturam ao longo do tempo.

Ideias é o que não faltará para o exercício estético da linguagem criativa.




A marca pós-moderna - Poder e Fragilidade da marca na sociedade contemporânea - 2ª edição

As marcas contemporâneas jamais foram tão potentes e desejadas e ao mesmo tempo, nunca foram tão criticadas e atacadas. O paradoxo é só aparente porque é a mesma dinâmica  que explica a centralização da marca no nosso modo de vida e as críticas às quais estão sujeitas. É a crescente interpenetração da economia, do consumo e da comunicação que explica esta mutação, do tipo pós-moderno.

Apresenta um modelo de funcionamento da marca contemporânea. Mostra como se dá a dinâmica de uma marca moderna e descreve as estratégias que levam uma marca ao sucesso e as armadilhas que a levam algumas marcas ao fracasso.  Discute a disseminação social da marca pós-moderna, o seu diálogo além do consumo a sua extensão a outros universos (cinema, esporte, política, mídia, turismo, cultura, questões humanitárias). Numa sociedade dominada pelo imaterial, as marcas propõem mundos possíveis que concorrem à construção da representação individual e coletiva. Tais mundos possíveis fornecem ao indivíduo estímulos que o ajudam a atribuir um determinado conteúdo e significado a seus projetos de vida.

O livro é uma análise lúcida das escolhas feitas pelo Management que geram a potência ou a fragilidade das marcas contemporâneas.


Algumas marcas citadas no livro
Airbus, Amazon, Apple, Armani, Audi, Benetton, BMW, Citroen, Danone, Ferragamo, Fiat, Fnac, IBM, Kodak, Louis Vuitton, Mercedes, Microsoft, Nacional Geographic, Pepesi, Procter&Gamble, Rolls-Royce, Sony, Toshiba, Unilever, Volks, Wal-Mart entre outras.


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Livro com interatividade


HARD. The interactive Bookazine. from Ruben Scupin on Vimeo.


Esse livro, criado pelo estudante de design Ruben Scupin, é uma ótima referência de como criar conteúdo com muita interatividade. Se você gosta de moda e design gráfico, vai querer ter um livro desses em casa.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Nádia Assad - Consultoria em Moda: Jô Souza

Nádia Assad - Consultoria em Moda: Jô Souza: Moda é produto, é mercado gera dinheiro e trabalho. Todo mundo sabe. Mas, representa muito mais do que uma relação parasitária de fazer pro...

domingo, 8 de janeiro de 2012

MODA E CINEMA: Os filmes que inspiraram o estilista: JEAN PAUL GA...

MODA E CINEMA: Os filmes que inspiraram o estilista: JEAN PAUL GA...: '' Eu fui inspirado pelas garotas de James Bond dos anos 60 e 70. As mulheres foram elegante, sexy e forte, e eles já estavam mistu...

sábado, 7 de janeiro de 2012

MODA E CINEMA: O filme TinTin e Moda

MODA E CINEMA: O filme TinTin e Moda: "As Aventuras de Tintim", filme animado por computador usando tecnologia de motion capture, é baseado nos livros do escritor belga Hergé ...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

MODA E CINEMA: Os filmes que inspiram o estilista: ALEXANDER McQ...

MODA E CINEMA: Os filmes que inspiram o estilista: ALEXANDER McQ...: O cinema tem sido uma das ferramentas de comunicação mais importantes para transmitir ou comunicar moda do tempo, enquanto o figurino do fil...